BRAGANÇA vai ter vários centros escolares

PUB.

Ter, 06/12/2005 - 16:37


O concelho de Bragança vai ser dotado de vários centros escolares, para evitar que as crianças façam longas viagens entre as aldeias e a sede do município.

A garantia foi dada por Henrique Ferreira, coordenador da equipa que está a elaborar a Carta Educativa, à margem do seminário dedicado ao tema “Nova rede escolar: Que futuro para os professores e para a região?”, que decorreu na passada sexta-feira, em Bragança.
Durante a iniciativa, organizada pelo Sindicato dos Professores do Norte (SPN), Henrique Ferreira realçou a necessidade de reorganizar a rede escolar actual, que está desadequada, tanto para a formação das crianças como para o trabalho desenvolvido pelos professores.
A criação dos centros escolares, contudo, vai resolver o problema das escolas com menos de 10 alunos, uma realidade que, segundo os professores, é prejudicial para a socialização das crianças.

Centros com
menos de 20 alunos

A rede escolar no concelho de Bragança, no entanto, é um problema complexo, visto que existem grandes distâncias entre as aldeias e a cidade de Bragança, o que obrigará a autarquia a criar vários centros escolares para obedecer aos parâmetros impostos pelo Governo.
“As medidas do Governo prevêem a concentração dos alunos em centros escolares, desde que o transporte das crianças não ultrapasse os 20 minutos e os 15 quilómetros para cada lado”, salienta Henrique Ferreira.
Mas, para cumprir esta medida no município bragançano, o responsável receia não ser possível concentrar 20 alunos, o número mínimo, segundo as contas da ministra da Educação.
“Aquilo que a equipa da Carta Educativa propõe é que a vinda duma criança para a cidade só pode ser feita desde que os pais queiram. Caso contrário, têm que ser asseguradas condições às crianças para que elas possam frequentar uma escola que fique a menos de 15 quilómetros, mesmo que nalguns pólos não consigamos reunir os 20 alunos”, realça o responsável.
Recorde-se que a Carta Educativa para o concelho de Bragança está a ser elaborada há cerca de um ano meio, mas ainda falta definir a localização dos centros escolares.
Os técnicos que estão a definir este documento defendem a criação de seis pólos escolares, para proporcionar às crianças do município as mesmas condições dos alunos do Litoral.