Ter, 07/08/2007 - 11:44
Emília Nogueiro, licenciada em História, é a responsável pelo espaço que promete dar a conhecer o distrito bragançano e o que de melhor se faz na região em termos artísticos, não descurando a paisagem.
Nas visitas guiadas, os percursos são orientados de acordo com o interesse dos participantes, recuando ao passado através dos principais monumentos. Assim, o Espaço História & Arte promove um percurso histórico de Bragança, desde a idade medieval até à actualidade.
O espaço disponibiliza também, mediante marcação prévia, visitas guiadas dentro do concelho de Bragança e municípios limítrofes, com duração de um dia. Estas visitas exploram diversos pontos do distrito unidos por tempos e mitos passados, casos da rota dos Castros, rota da Via Romana, rota dos Castelos, rota Mariana das Sete Irmãs e rota do Caminho de Santiago.
Espaço conta, também, com diversas obras sobre o património histórico e etnográfico da região
Neste momento estão patentes duas exposições de dois autores, que estão ligados ao projecto. Trata-se de João Ferreira (nas esculturas) e seu pai, o arquitecto Ferreira (nas aguarelas). De resto, algumas peças destes dois autores vão estar sempre permanentes, mas Emília Nogueira quer associar outros artistas da região que queiram divulgar a sua obra.
O espaço conta, também, com diversas obras sobre o património histórico e etnográfico da região. “São livros de um conceituado alfarrabista do Porto, Nuno Cadavez, que, com a colaboração do meu colega Prada, chegaram até nós para dar a conhecer mais um pouco do Nordeste Transmontano”, explica a responsável.
No geral, este local destina-se a todos os interessados pela História e Arte, nomeadamente o público que visita a região.
Outra das valências do Espaço História & Arte são os ateliers de fotografia, pintura e outras artes, sendo que a formação vai ser dada por artistas especializados.



