class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166749 node-type-noticia">

            

Bragança reforça Obstetrícia

Ter, 21/08/2007 - 10:42


As grávidas do distrito de Bragança já podem realizar a ecografia do segundo trimestre de gestação no Centro Hospitalar do Nordeste (CHNE). Com este serviço na capital de distrito, as futuras mães deixam de ter que se deslocar a Vila Real para fazerem o exame, que é fundamental para detectar más formações do feto a vários níveis e permite ver o sexo do bebé. O CHNE iniciou uma colaboração com o director do serviço de Obstetrícia do Hospital de Santo António, no Porto, Abílio Ferreira, que realiza os exames às sextas e sábados, em Bragança.

Também no âmbito da melhoria dos cuidados de saúde prestados aos utentes, o Serviço de Patologia Clínica da Unidade Hospitalar de Mirandela foi instalado num novo espaço.
As instalações, construídas de raiz, integram um laboratório moderno, salas de colheita individualizadas, sala de transfusões, salas de apoio administrativo e clínico e banco de sangue.
Segundo o director do serviço de Patologia Clínica do CHNE, Mário Martins, “as excelentes condições físicas, aliadas aos equipamentos de laboratório extremamente avançados ao nível tecnológico, traduzem-se em enormes benefícios para os utentes”.
A par das condições físicas também foi implementado um novo software, designado “HS-SISLAB”, um programa informático que permite a gestão completa e integrada de todos os procedimentos técnicos e administrativos deste serviço.
Desta forma, o CHNE pretende personalizar o atendimento aos utentes, bem como aumentar a rapidez e eficiência na obtenção dos exames clínicos e dos seus resultados.