class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166893 node-type-noticia">

            

Bragança desconhece se terá EPI

Ter, 11/09/2007 - 10:08


Ainda não se sabe se Bragança irá dispor de uma Equipa de Primeira Intervenção (EPI) já no próximo ano. Esta decisão partirá do Governo e da Protecção Civil, após determinarem quais os distritos mais problemáticos, onde a acção destes grupos é mais necessária.
Localizadas nos Corpos de Bombeiros, as EPI visam actuar ao nível da Protecção Civil e representam a profissionalização de alguns efectivos das corporações. “Temos problemas na sociedade que ultrapassam as questões dos incêndios e, muitas vezes, são situações que não se compadecem com os recursos voluntários de que dispomos, pelo que seria importante ver os nossos bombeiros profissionalizados”, explica Jorge Gomes.
Estes grupos, que funcionarão durante todo o ano, sem interrupções, resultam de um programa acordado pelo Governo e a Associação Nacional de Municípios e serão suportados em 50 por cento pela Autoridade Nacional de Protecção Civil. O restante valor é assegurado pelos municípios que integram as EPI.
Recorde-se que os elementos destes grupos são seleccionados nas corporações e formados nas Escolas de Bombeiros segundo um programa específico.

S.C.