Bombeiros de Vimioso passam fronteira

PUB.

Ter, 13/12/2005 - 14:49


Os Bombeiros Voluntários de Vimioso (BVV) estão a preparar uma geminação com um corpo de bombeiros de Tulle, localidade da região francesa de Corréze .

Neste sentido, uma delegação dos BVV já se deslocou à sua congénere gaulesa para conhecerem a realidade e as formas de actuação do corpo de bombeiros locais. O passo seguinte será deslocação, até ao final do ano, duma delegação dos bombeiros da região de Corréze a Vimioso com a finalidade de concluir o protocolo de geminação.
O objectivo deste intercâmbio passa por desenvolver parcerias e experiências a nível operacional, comando de operações, bem como, troca de equipamentos e materiais de combate a incêndios.
Recorde-se que o corpo de bombeiros francês dispõe de um laboratório de fogo que em muito poderá a ajudar a compreender cada uma das situações que surgem no dia a dia, complementando a formação dos soldados da paz.
Além disso, segundo o comandante do BVV, João Afonso, a região de Corréze conta com duas escolas de condução de veículos de todo o terreno. Por isso, uma das primeiras acções no âmbito da geminação “o envio a França dos nossos elementos para aperfeiçoar as técnicas de condução desses veículos especiais”, explicou o responsável.
Na óptica de João Afonso, “a geminação vai dar frutos, já que região de Corréze tem grandes semelhanças com o concelho de Vimioso aos níveis morfológico e orográfico, situação que vai ajudar a compreender problemas idênticos, mas com outras formas de os resolver”.
Sendo assim, este intercâmbio entre países da União Europeia pode ajudar a marcar a diferença, principalmente ao nível das técnicas a utilizar em teatro de operações.