Ter, 17/07/2007 - 10:07
A iniciativa, que decorreu anteontem, teve como objectivo alertar para os problemas que atingem os rios portugueses, nomeadamente a barragem do Baixo Sabor.
O evento contou com a presença de cerca de duas dezenas de pessoas de várias idades que, desta forma, quiseram alertar para a necessidade de preservar aquele rio que se encontra na mira da EDP.
“O Sabor foi o único rio em Portugal onde se efectuou o Big Jump”, salientou Pedro Couteiro, o coordenador da COAGRET, um organismo que representa pessoas e zonas afectadas pelas grandes barragens e transvazes.
De acordo com o responsável, e em jeito de comparação, só na vizinha Espanha aderiram 23 rios ao “Big Jump” deste ano.
Quanto à escolha no lado português, Pedro Couteiro explica que a região do vale do Sabor tem vários elementos únicos, ao nível de fauna e flora, que já foram identificados pela comunidade científica. “Com a construção da barragem, os valores ambientais da região seriam praticamente destruídos”, alega o dirigente.
Recorde-se que a praia fluvial do Santo Antão da Barca é um local de eleição para os banhistas dos concelhos de Mogadouro e Alfândega da Fé, onde podem encontrar água limpa e de qualidade. O rio é, ainda, aproveitado para a prática de desportos náuticos, como a canoagem, que também esteve em destaque no “Big Jump”



