Bebé do ano em Vimioso

PUB.

Ter, 20/12/2005 - 14:40


A Casa da Cultura de Vimioso foi ontem palco do concurso de fotografia “Bebé do ano”, que se realizou pelo quinto ano consecutivo.

Após uma recepção aos pais e bebés e duma sessão de esclarecimento intitulada “Cuidados na Primeira Infância”, os 28 concorrentes foram distinguidos com prémios em três categorias distintas: melhor fotografia de bebé a cores, melhor fotografia de bebé a preto e branco e melhor álbum de fotografia.
Pais e bebés foram ao palco, orgulhosos, receber das mãos do júri do concurso o cheque de 500 euros e um saco com produtos oferecidos por diversas marcas de produtos infantis.
O presidente da Câmara Municipal de Vimioso, José Baptista Rodrigues, referiu-se à iniciativa como “um apelo de alerta para o resto do país”. “Já que tudo se centra muito longe daqui, estes eventos são importantes para chamar a atenção”, salientou o edil.
Embora os prémios arrecadados não consigam suportar os custos que um bebé implica, estes incentivos visam “fazer com que os novos pais saibam que não estão sozinhos”, sublinhou o autarca.

A constante desertificação

Por outro lado, estas iniciativas tendem a combater, de algum modo, o problema incessante que se coloca: a desertificação do interior do país que, aliada ao veloz envelhecimento da população, faz com que o distrito de Bragança seja dos mais esquecidos. Da parte da Câmara de Vimioso, José Baptista Rodrigues adiantou que “a Câmara Municipal de Vimioso tem feito tudo que está ao seu alcance para incentivar a fixação de jovens e de novos investidores na região”.
Contudo, segundo o presidente da autarquia, “muitos factores não dependem inteiramente de nós. O poder central deveria virar-se um pouco mais para o interior”.
Um dos problemas mais levantado é o da ligação de Vimioso ao IP4, através de um novo corredor a desembocar em Outeiro. “É um troço com cerca de dez quilómetros que teima em não ser concretizado, uma obra que iria facilitar, e muito, a fixação e movimento da nossa vila”, refere o autarca.