class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167003 node-type-noticia">

            

Autarquias oferecem manuais escolares

Ter, 25/09/2007 - 10:25


Em Alfândega da Fé, Miranda do Douro e Vimioso o início do ano lectivo foi assinalado com a entrega de manuais escolares a todos os alunos do 1º Ciclo.

As autarquias oferecem os livros gratuitamente, para que todas as crianças posam ter acesso à educação sem encargos para as famílias.
A Câmara Municipal de Alfândega da Fé foi pioneira na distribuição de manuais a todos os estudantes do concelho que frequentam o ensino obrigatório. “É uma iniciativa que vai além dos alunos do 1º Ciclo, porque consideramos que a escolaridade obrigatória deve ser gratuita para todos os estudantes”, afirma o vereador da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Arsénio Pereira.
Além disso, é um incentivo para que os jovens concluam o 9º ano, aliviando as famílias dos encargos financeiros com a Educação.
Este exemplo foi seguido pelas autarquias de Miranda do Douro e Vimioso ao nível do 1º Ciclo. O início do ano lectivo nas escolas de Miranda, Sendim, Palaçoulo, Vimioso e Argozelo foi assinalado com a entrega de manuais escolares a todos os alunos.
Trata-se de uma aposta na educação, que liberta a carteira das famílias do Nordeste Transmontano, visto que os livros representam o maior investimento no início de cada ano lectivo.