class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167101 node-type-noticia">

            

Asinoterapia ganha adeptos

Ter, 09/10/2007 - 11:01


Promover e divulgar o burro como animal de uso terapêutico em Portugal, é o principal objectivo das jornadas de Asinoterapia e Asinomediação que terminaram anteontem no Centro de Recria do Burro Mirandês, em Atenor, concelho de Miranda do Douro.

Cerca de duas dezenas de pessoas ligadas ao ensino especial ou simples curiosos e criadores de burros, oriundos de vários pontos do país, juntara-se a especialistas europeus no campo da Asinoterapia e Asinomediação para assim perceberem a função que estas duas ciências podem ter na ajuda a crianças com necessidades especiais.
Ao longo de dois dias foi possível partilhar experiências com uma médica psiquiátrica italiana que utiliza a Asinoterapia para ajudar doentes do foro psiquiátrico e que tem alcançado bons resultados. Um médico veterinário, oriundo de Itália, explicou aos participantes a relação homem/animal e a bio-mecânica associada ao comportamento animal. Parte desses conhecimentos foram passados a técnicos portugueses que agora começam a dar os primeiros passos na aprendizagem destas ciências.
No entanto, há outras terapias que podem ser complementadas com os ensinamentos adquiridos na formação que decorreu em Atenor. A Musicoterapia, por exemplo, pode ser uma nova parceira no ensino e educação de crianças.
Na opinião do secretário técnico da Associação Para o Estudo e Protecção do Gado Asinino, Miguel Nóvoa, “é preciso formar um grupo de técnicos com aptidões, para assim poderem ajudar associações ou escolas que tenham a seu cargo a educação de crianças com necessidades especiais a interagirem com a Asinoterapia e Asinomediação”.