class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166800 node-type-noticia">

            

Artesanato anima centro de Bragança

Ter, 28/08/2007 - 10:29


Os artesãos de Bragança mostram-se satisfeitos com a Feira de Artes Tradicionais, que anima a rua Alexandre Herculano durante os meses de Verão.

Esta iniciativa, promovida pela Junta de Freguesia da Sé, visa divulgar o artesanato e, ao mesmo tempo, dinamizar o centro da cidade, oferecendo aos visitantes os artigos que caracterizam a região.
Desde o passado mês de Junho que os artesãos aproveitam para divulgar e vender as suas peças, contribuindo para a animação da zona envolvente ao Centro de Exposições de Artesanato e Artes Tradicionais. Os 18 artesãos inscritos neste local de exposição e venda trabalham ao vivo durante as feiras, mostrando aos visitantes a genuinidade das peças.
Quem passa pela rua Alexandre Herculano, no último sábado de cada mês, tem oportunidade de conhecer e adquirir os artigos produzidos na capital de distrito. E como as Festas da Cidade concentram um grande número de pessoas em Bragança, a Feira de Artes realizou-se na passada terça-feira, coincidindo com a tradicional feira anual.
Apesar de se tratar um local com movimento, há artesãos que defendem que a feira deveria ser mais divulgada, principalmente junto dos turistas que visitam a cidade.
“O facto de ser numa rua do centro não chega, porque os turistas visitam mais a zona do castelo. Há muita gente que passa aqui e fica surpreendida com a feira”, constata Estela Gomes, uma das artesãs presentes.
Mesmo assim, a maioria dos participantes mostra-se satisfeito com a feira, que considera uma boa iniciativa para promover os produtos. “Há dias que vem mais gente e dias que vem menos, mas quem passa não fica indiferente à nossa presença”, salientou Lurdes Barros, outra artesã.
No próximo mês, os artesãos vão voltar a sair à rua, aproveitando os últimos dias de Verão para exporem os seus trabalhos ao ar livre.