class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-162856 node-type-noticia">

            

ARGOZELO melhora posto médico

Ter, 20/12/2005 - 15:11


A Junta de Freguesia de Argozelo (JFA) decidiu construir um espaço coberto pré-fabricado para resolver o problema da sala de espera do posto médico da vila.

A extensão de saúde sofreu, recentemente, obras de remodelação, mas como as portas só abrem quando começam as consultas médicas, os utentes são obrigados a esperar no exterior, faça frio ou calor. “O Centro de Saúde de Vimioso não tem pessoal para abrir a porta antes do médico chegar e queria delegar essa tarefa na Junta, mas nós recusamos porque não nos podemos responsabilizar pelo equipamento do posto médico”, explicou o presidente da JFA, Luís Rodrigues.
Em alternativa, a Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal de Vimioso, está a construir um espaço coberto e envidraçado, que funcionará como sala de espera para os utentes da Extensão de Saúde de Argozelo. “No Inverno, as pessoas não podem esperar pela consulta lá fora, pelo que decidimos resolver o problema, apesar do nosso orçamento ser limitado”, acrescentou o autarca.

Dias sem médico

A vila é visitada por um médico às 2ª, 3ª, 4ª e 6ª feiras, mas há registo de queixas da parte dos utentes. “As pessoas queixam-se e dizem que há dias em que as consultas não se fazem e, até, semanas inteiras sem a visita do médico”, lamenta o responsável.
As obras do novo espaço coberto estão a decorrer e, quando terminarem, a JFA pretende dinamizar o local. “Vamos decorar a nova sala de espera com quadros de Argozelo e com trabalhos elaborados pelos alunos da escola do 1º Ciclo e Jardim-de-Infância”, revelou Luís Rodrigues.
Alguns dos trabalhos a expor deverão resultar de um concurso que a JFA vai organizar para tentar preservar a tradição oral da vila. É o caso da “Lenda do Touro Dourado” e da “Lenda de S. Bartolomeu” que, além de tema de concurso, poderão ser o mote de peças de teatro interpretadas pelos mais novos, a apresentar nas datas festivas de Argozelo.
Neste sentido, a Junta contratou uma docente do 1º Ciclo do Ensino Básico, em regime de Estágio Profissional, que se encarregará de levar por diante os projectos relacionados com a comunidade escolar. “A docente deverá iniciar funções no início do próximo ano, pelo que poderemos começar a desenvolver os nossos projectos na área cultural”, explicou o responsável.