Aposta na prevenção rodoviária

PUB.

Ter, 29/11/2005 - 16:04


Sensibilizar os mais novos para a prevenção rodoviária foi o mote da iniciativa acolhida pela Escola EB 2,3 Augusto Moreno, na passada sexta-feira, em Bragança.

Alunos e professores do 5º ano estiveram atentos aos conselhos e instruções sobre os cuidados a ter quando se anda na rua, de carro ou de bicicleta, e as consequências de comportamentos irresponsáveis, dos alunos e, também, dos próprios pais.
O coordenador da Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa, Milton Roque, referiu que esta acção incidiu sobre as crianças do 5º ano, pois para muitos é a primeira vez que vêm estudar para a cidade e não estão completamente alertados para os perigos que o tráfego acarreta. “As crianças não são adultos em tamanho pequeno e, até aos 12 anos, não estão bem integrados com o trânsito. Cabe aos pais e adultos em geral, ter o sentido de responsabilidade redobrado para tentar travar um pouco o índice e gravidade de acidentes ocorridos”, defende o dirigente.

Ocorrências trágicas

Para diminuir o número de ocorrências trágicas, Milton Roque anunciou a realização de mais acções do género. Ainda esta semana, por exemplo, a Cruz Vermelha vai avançar com mais uma iniciativa de sensibilização, mas na escola Paulo Quintela, igualmente em Bragança.
Posteriormente, a instituição vai tentar alertar as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, com material didáctico adaptado às suas características.
As acções de sensibilização dirigidas aos mais novos pretendem fazer diminuir a taxa de acidentes com crianças que, com o acréscimo de trânsito nas cidades e com o acelerado ritmo de vida das pessoas, tende a aumentar.
Além de Milton Roque, a sessão contou com os conselhos de uma agente da PSP e da presidente do Conselho Executivo da Escola EB 2,3 Augusto Moreno.