class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166740 node-type-noticia">

            

Aliados com algo p’ra dizer

Ter, 21/08/2007 - 10:25


O projecto do grupo musical bragançano Aliados nasceu em 2003 e desde cedo apostou no Pop-Rock cantado em português, fazendo um tributo à música nacional ao longo destes anos. Da formação original restam apenas o vocalista, Álvaro, e Carlos Miguel (guitarra-solo permanecem, cabendo-lhes a tarefa de apadrinhar a chegada de Paulo (baixo, vozes e letrista) e Dino (baterista). O nome Aliados significa uma reunião em torno da música, da amizade. Assim sendo, trata-se de um termo chave que une todos os constituintes da banda. Quando o grupo surgiu, os covers eram o sustento da casa. Mas, com o passar dos anos, os Aliados começaram a compor as próprias músicas, inspiradas pelo reconhecimento do público.

Assinante de grupos musicais do género, tais como Xutos & Pontapés ou Pólo Norte, a banda mantém-se fiel às afinações dos gigantes da música nacional.
Após actuações em bares, semanas académicas e festivais de música rock, o próximo objectivo é dar a conhecer o seu próprio trabalho, que se intitula de “Algo p’ra dizer…”.
De acordo com várias opiniões, este registo é uma nova entrada na música que consegue renovar conceitos, letras e sonoridades. O álbum preenche-se de melodias que são cantadas com destreza e escritas com a arte de quem sente verdadeiramente a vida. Músicas profundas e cavadas, alinhadas por uma precisão e disciplina raras. Os três temas do álbum sacodem a rotina, repletas de ideias à espera de uma oportunidade.
Vou ter que partir, Mostra-me o que sabes e Procuro uma solução (as três faixas que compõem o CD) focam os problemas do quotidiano, as dificuldades, a revolta e a esperança, não esquecendo uma pontinha de essência transmontana, que facilmente o público poderá reconhecer.

Idas à televisão foram decisivas para a promoção da banda

O sucesso causado neste mês de Agosto, durante as Verbenas da cidade de Bragança, despertou a curiosidade das pessoas. Contudo, a banda já pisou os palcos da Semana Académica de Bragança 2006, participou no programa da RTP Internacional – “Portugal a Tocar”, em Vila Nova de Paiva, depois de despertar as atenções no Festival de Bandas. Recentemente, os Aliados regressaram à televisão, desta vez ao programa “Você na TV”. Ambas as passagens pela TV correram melhor do que o previsto e funcionaram muito bem na promoção da banda.
Questionado sobre o facto de Bragança poder ser uma barreira nos intentos do grupo, o baterista, Dino, acredita que esses tempos já eram, pois os meios de informação e comunicação chegam a qualquer ponto do país. O músico reconhece, no entanto, que os grandes centros do litoral continuam a ser os mais beneficiados em termos de espectáculos e apoios.
Mais do que a história, a forma como é contada. Mais do que a canção, a forma como é produzida. Este é o actual paradigma da música Pop-Rock. Por isso os Aliados não querem perder a confiança nos grandes estúdios para continuar a brindar os ouvintes com a mesma qualidade.
Apesar de ser um grupo musical com o horizonte fixado nos mais jovens, os Aliados não descuram os mais velhos. A prová-lo está o muito público adulto presente nos seus concertos.
Para finalizar, a banda confessa que nem tudo foi um mar de rosas. “Tentámos fazer uma apresentação do CD no Teatro Municipal de Bragança, mas faltou o apoio dos responsáveis, pois não nos disponibilizaram o espaço”, explica Dino. Ainda assim, o baterista reconhece que a autarquia é um dos principais responsáveis pelo cenário musical da região, contribuindo com muitas ajudas promocionais e financeiras.
Assim, quem quiser conviver de perto com a música dos Aliados, pode encontrar os CD’s à venda em espectáculos da banda.
No endereço electrónico www.palcoprincipal.com/aliados encontra-se toda a informação sobre a banda, bem como algumas músicas disponíveis para download.