Ter, 25/09/2007 - 10:15
“A formação prática do curso de Aviação em Ultraleve estava a ser ministrada em Chaves, devido às deficiências da pista, e agora vai regressar a Mirandela”, salientou o presidente do Aeroclube de Mirandela, Francisco Baptista, no passado sábado.
A pavimentação da pista e o arranjo do espaço exterior custou cerca de 500 mil euros aos cofres da Câmara Municipal de Mirandela CMM), que pretende melhorar as condições do aeródromo para atrair mais visitantes à cidade.
“A pista era em terra batida, o que danificava as aeronaves e levava os pilotos a deslocarem-se para outros aeródromos da região”, afirmou o responsável.
Neste momento, a pista tem 750 metros de comprimento, o que permite, apenas, a aterragem de aeronaves ligeiras, mas o presidente da CMM, José Silvano, realça que há terrenos suficientes para ampliar a pista para os 1500 metros.
Só um investimento privado poderá fazer com que os turistas do Douro aterrem em Mirandela
A ampliação do aeródromo, contudo, depende do investimento de privados. “O Douro atrai 2 milhões de turistas por ano, que, na sua maioria, vêm através de voos de baixo custo, que aterram no Porto a custos elevadíssimos. Mirandela encontra-se próxima dessa zona, pelo que a ampliação do aeródromo é viável, mas só através do investimento de uma empresa privada”, realçou o edil.
Questionado sobre o projecto de construção do aeroporto de Mirandela, anunciado pelo promotor do Funzone Village Douro, José Silvano afirma que se trata, apenas, de uma ideia que foi proposta à autarquia, mas que ainda não teve mais desenvolvimentos.
“O promotor do Funzone nunca mais falou connosco. O aeroporto iria ser construído na sequência do projecto de Alfândega da Fé. A ideia é boa e agora resta-nos esperar para ver se se concretiza”, acrescentou o autarca.
Para já, o Aeroclube pretende apostar no paraquedismo, aeromodelismo e incentivar a aviação comercial. “Já temos um protocolo com o Aeroclube de Leon (Espanha), tendo em vista o intercâmbio de aeronaves. No que toca à aviação comercial, o Aeroclube disponibiliza os meios e os conhecimentos aos empresários de Mirandela”, frisou Francisco Baptista.
A par da inauguração da pista asfaltada, que contou com a descida de uma equipa de paraquedistas, o Aeroclube também homenageou o capitão da Força Aérea João Maria Esteves, que era natural de Mirandela.