class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-174912 node-type-noticia">

            

Mota Andrade pelo PS e José Viegas pelo PSD

Ter, 19/04/2011 - 12:10


Francisco José Viegas é o nome escolhido pelo PSD para liderar a lista pelo círculo eleitoral de Bragança às Eleições Legislativas de 5 de Junho.

No entanto, o nome do escritor e cronista anunciado pela estrutura nacional do partido não é bem aceite pelo presidente da Comissão Política Distrital do PSD de Bragança, José Silvano, que sempre defendeu que o cabeça de lista deveria ser uma pessoa com ligações à região.
A lista foi aprovada, anteontem, mas na passada segunda-feira ainda foram feitas alterações aos nomes inicialmente aprovados pela Comissão Política Nacional. Na lista do PSD, Adão Silva aparece em segundo lugar, seguindo-se Maria José Moreno, de Macedo de Cavaleiros, em terceiro lugar. Rui Caseiro avança em quarto, ao passo que Fernando Alves é o representante da JSD que ocupa a quinta posição da lista social-democrata. O nome indicado inicialmente para o sexto lugar era Paula Suzete, de Rebordelo (Vinhais). No entanto, problemas pessoais levaram ao afastamento desta candidata, que foi substituída por Rita Reis, licenciada em Farmácia e também natural daquele concelho.
José Silvano também fazia parte da lista aprovada pela distrital social-democrata, mas o seu nome foi retirado na sequência da imposição da estrutura nacional, que impediu os presidentes de Câmaras de integrarem as listas às próximas legislativas.
Perante a nomeação de um cabeça de lista de fora do distrito, o presidente da Comissão Política Distrital afirma que o distrito de Bragança fica “com a voz mais reduzida no Parlamento”, mas aceita as regras do seu partido.
Já o presidente da Assembleia Distrital do PSD, Jorge Nunes, não discorda da escolha de Francisco José Viegas (ver notícia na última página).

Polémica na elaboração da lista de candidatos do PSD às eleições legislativas pelo círculo eleitoral de Bragança

Já o cabeça de lista, Adão Silva, afirma que foi escolhido pela Comissão Política Nacional para ocupar o segundo lugar na lista social-democrata pelo círculo eleitoral de Bragança, uma nomeação que acredita que foi baseada no “no trabalho de mérito” que tem levado a cabo como deputado na Assembleia da República.
Já a lista do PS é liderada pelo presidente da Federação Distrital, Mota Andrade. Os restantes nomes ainda não estão aprovados, mas ao que o Jornal NORDESTE conseguiu apurar o macedense Luís Vaz avança em segundo, Júlia Rodrigues, de Mirandela, ocupa a terceira posição e André Novo, da JS, está em quarto lugar. Ilídio Miguel Rito,de Mogadouro, está na quinta posição e em sexto avança a directora do Centro Distrital da Segurança Social, Teresa Barreira.
Esta é a terceira vez que Mota Andrade encabeça a lista do PS pelo círculo eleitoral de Bragança. “É uma grande honra ser cabeça de lista de um partido que tem discriminado positivamente esta região e que levou a cabo um conjunto de investimentos significativos contra o principal partido da oposição”, salientou Mota Andrade.