Ter, 20/11/2007 - 09:58
A tabela é liderada por hospitais do Norte e Centro do País. O primeiro lugar foi atribuído ao Hospital de Viseu, em segundo ficou classificado o Hospital de São João, no Porto, ao passo que o CHNE ocupa a terceira posição, seguindo-se o Hospital de Almada e o Hospital Pulido Valente, em Lisboa, no quarto e quinto lugares, respectivamente.
A avaliação foi feita com base nos resultados finais, dando mais importância à eficácia dos tratamentos nos vários grupos de doenças do que à forma como os hospitais se organizam. A investigação assentou na forma como os doentes foram assistidos e saíram das unidades hospitalares.
A classificação foi obtida através da avaliação dos resultados verificados em cada agrupamento de doenças nos diferentes hospitais, estando presentes os critérios de assistência, mortalidade, complicações e readmissões.
No caso do CHNE concluiu-se que “é possível que um hospital seja excelente a tratar uma determinada especialidade sem que tenha um serviço designado para o efeito”. Assim, o sucesso no tratamento das doenças infecciosas nas unidades hospitalares do distrito foi alcançado através da colaboração dos vários serviços.
No que toca à melhoria da prestação de cuidados de Saúde aos utentes, o CHNE abriu um concurso para a implantação de um novo serviço de Urgência na Unidade Hospitalar de Bragança, na zona contígua à actual, e para a remodelação do espaço interior do antigo centro de saúde de Macedo de Cavaleiros. Este espaço será transformado numa Unidade de Cuidados Continuados.


