Ter, 06/11/2007 - 10:20
“Adeus ó binha”, “Rio Tua” e “Os Filhos do Homem” são algumas das faixas do CD “Manuel Joaquim Alves – Gaiteiro de Romariz (Nunes) – Vinhais, que explora paisagens carregadas de estórias e memórias. Sem os toques do gaiteiro, também, a paisagem sonora seria diferente, pois são as suas vibrações que expressão testemunhos culturais ainda com acentuado pendor identitário.
Manuel Joaquim Alves, gaiteiro de Romariz e de todas as terras onde o quiseram ouvir, faz parte desse continum mobile da tradição oral viva, guardião e transmissor de músicas que reflectem seculares intercâmbios e partilhas culturais com os vizinhos povos leoneses, galegos e minhotos.
O gaiteiro, nascido em Nunes em 1 de Julho de 1935, teve um percurso de aprendizagem musical em contexto pastoril, em tudo semelhante ao da maioria dos tocadores da região. Acidentalmente, a flauta de lata acabaria por ser trocada por uma gaita-de-foles, de traça galega, quando um dia lhe veio parar às mãos um exemplar muito maltratado.
Em suma, esta reunião de temas tradicionais apresenta um estilo simples e austero em termos ornamentais estilísticas, sendo todo o reportório representativo de seculares interacções culturais entre as gentes de Vinhais e os vizinhos povos de Espanha.


