class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167291 node-type-noticia">

            

Vinhais coloca assador no Guinness

Ter, 06/11/2007 - 10:11


O município de Vinhais transformou um típico assador de castanhas num recorde mundial.

O passo decisivo foi dado na passada quinta-feira, quando um representante do Guinness World Records certificou o objecto gigante, marcando o primeiro dia da Rural Castanea – Festa da Castanha 2007.
Após medir o assador e provar algumas castanhas para avaliar a funcionalidade do engenho, Carlos Martinez entregou um diploma à Câmara Municipal de Vinhais (CMV), que garante a inscrição do utensílio no Livro dos Recordes.
A cerimónia decorreu na presença de João Aboim, Fernando Ferreira
e Rui Lobo, os três serralheiros da CMV que, há pouco mais de um ano, deram corpo ao maior assador de castanhas no mundo.
Com 600 quilos de ferro e quase dois meses de trabalho, a equipa conseguiu criar “uma bandeira que passará a ser utilizada na a promoção do concelho”, referiu o autarca local, Américo Pereira, que classifica o recorde mundial como “um motivo de orgulho para as gentes de Vinhais”.
No mesmo dia, a edilidade inaugurou uma réplica do assador na rotunda das Piscinas Municipais, que conta com duas placas inaugurais: uma em homenagem aos produtores de castanha do concelho e outra a destacar o trabalho dos três serralheiros camarários.

Rotunda das Piscinas Municipais recebe réplica do recorde mundial

Tal como aconteceu no ano passado, o maior assador de castanhas do Mundo esteve sempre a trabalhar na RuralCastanea, protagonizando os magustos populares que caracterizam o certame. A autarquia voltou a oferecer as castanhas e, por 2 euros, os visitantes puderam adquirir uma caneca metálica com direito a vinho ou jeropiga durante os quatro dias de festa.
Com uma dimensão a fazer lembrar a Feira do Fumeiro, a Festa da Castanha associou a venda de castanha, compotas, artesanato e máquinas agrícolas à música tradicional, gastronomia e jornadas técnicas do castanheiro.