Ter, 30/10/2007 - 11:54
Após a abertura oficial do certame, decorreu a apresentação do pote gigante, com o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes, a dar a primeira garfada nas dezenas de quilos de carne de javali que preencheram o jantar inaugural. “Está muito bom”, revelou o autarca, após ter chegado à boca da enorme panela com ajuda duma grua e duma colher metálica de metro e meio.
O objecto saiu dos fornos da Metafalb – Metalurgia e Fundição, sedeada em Albergaria-a-Velha, e obrigou a organização da Norcaça & Norpesca a engendrar um processo mecânico para mexer a carne, evitando a exposição do homem às altas temperaturas.
Apesar da enorme panela ter sido anunciada como o “Maior pote do Mundo”, desconhece-se se entrará no Guinness World Records, até porque esta entidade ainda não demonstrou interesse na candidatura. “Pode ser inscrito ou não, e neste sentido faremos a candidatura, mas o importante é promover a nossa gastronomia, em que o javali aparece como um dos principais pratos de caça”, salienta o vice-presidente da Câmara Municipal de Bragança, Rui Caseiro.
A abertura do certame contou com a presença do director da Circunscrição Florestal do Norte, Luís Filipe Lopes, que anunciou a reabertura da caça ao veado na Zona de Caça Nacional da Lombada, interrompida este ano por falta de batedores. “Queremos calendarizar a caça ao veado já no próximo ano, pelo que já estão a ser formados dois batedores especificamente para a Lombada”, revelou o responsável.


