Ter, 30/10/2007 - 11:48
Um deles é o Banco do Voluntariado, que está a ser criado pela autarquia local. O objectivo é reunir pessoas com disposição e disponibilidade para fazer voluntariado numa base de dados, de modo a dar resposta às necessidades das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSSs) do concelho.
As inscrições já estão abertas e podem ser efectuadas no Centro Cultural de Bragança. Posteriormente, será analisado o perfil dos voluntários e a sua disponibilidade, para que o Banco de Voluntariado possa dar resposta aos pedidos das instituições. “Temos que ver, por exemplo, a disponibilidade dos voluntários para se deslocarem às aldeias”, explicou o sociólogo da Câmara Municipal de Bragança, Sérgio Ferreira.
Após a fase de divulgação e tratamento de dados, o Banco de Voluntariado poderá começar a dar resposta às IPSSs no final do próximo ano.
Desta forma, as pessoas também passam a ter informação sobre os locais onde podem prestar serviço à comunidade. “Muitas vezes as pessoas querem ser voluntárias e não sabem onde se podem dirigir”, realçou o responsável.
No que toca à área da Saúde, a Sub-Região de Saúde de Bragança também quer criar um Banco de Voluntariado para servir os 12 Centros de Saúde do distrito.
Actualmente, apenas, as unidades de Alfândega da Fé, Bragança, Mirandela, Miranda do Douro e Vila Flor contam com este tipo de apoio aos utentes, pelo que a ideia é estender o serviço a todo o Nordeste Transmontano.


