class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167174 node-type-noticia">

            

Freixo de Espada à Cinta

Ter, 16/10/2007 - 11:54


Com o Douro como pano de fundo, a Câmara Municipal de Freixo-de-Espada-à-Cinta, com o apoio da Associação Clube Auto Roda Livre e da Associação de Municípios do Douro Superior, organiza, neste fim de semana, um Passeio Todo-o-Terreno, que será, uma vez mais, uma homenagem a todos aqueles que trabalham no Douro e que fizeram dele um património de grande valor.

Numa rota definida de cerca de 90 quilómetros, percorrendo os caminhos que serpenteiam o concelho, os participantes terão oportunidade de contemplar as vindimas e o maravilhoso cenário do Douro.
Os caminhos irão, como não podia deixar de ser, ladear o Douro e a sua região demarcada e cruzar-se-ão com aldeias como Ligares, sobranceira ao Douro e que serviu também de inspiração ao poeta Guerra Junqueiro, que por ali deambulou.
Como é apanágio deste tipo de passeios, a história, cultura e gastronomia andarão de mãos dadas, num passeio fora de estrada. O Passeio Todo Terreno “Vindimas do Montes Ermos” promete voltar-se para as origens, para a simplicidade de um povo duriense e para as suas tradições seculares.
Neste evento, os participantes podem aproveitar para conhecer a beleza das paisagens do Parque Natural do Douro Internacional e a história de um dos mais antigos concelhos do país, bem como as suas gentes e o seu acolhimento.
De referir que o raid andará de mãos dadas com um certame pioneiro na região, também ele recheado de tipicidade e tradições – a I Feira de Sopas e Sabores.