Ter, 16/10/2007 - 10:54
Segundo o membro do Governo, além dos Centros Escolares construídos no distrito de Bragança, como o que foi inaugurado recentemente em Freixo de Espada à Cinta, as autarquias e Governo deverão trabalhar em conjunto de modo a avançar com mais equipamentos do género. “Os municípios devem aproveitar o Quadro de Referência Estratégico Nacional para substituir as pequenas escolas por grandes pólos escolares que representam um grande salto para a educação das crianças”, sublinhou Jorge Pedreira.
No concelho, apenas Argoselo não dispõe de um Centro Escolar, uma vez que, para o presidente da Câmara Municipal de Vimioso (CMV), José Rodrigues, “é um pólo que tem boas condições”.
Segundo o autarca, os alunos vão continuar a fazer as suas refeições no lar de idosos da vila, dado que a escola de Argoselo não dispõe de cantina. Para o responsável, esta situação não prejudica os mais pequenos. “Os pais até gostam, porque é uma interacção entre pessoas de diferentes idades. É bom para a juventude e para os mais velhos”, salientou o edil.
A inauguração do Centro Escolar culminou com uma homenagem da CMV para reconhecer o trabalho de docentes e funcionários que se reformaram no ano passado.


