Ter, 09/10/2007 - 10:37
A iniciativa, que contou com cerca de 120 participantes e 24 oradores, foi marcada por plenários e workshops vocacionados para os diferentes níveis de ensino, designadamente secundário, básico e primário.
Tratou-se de um seminário prático, dado que o principal objectivo é transmitir ideias aos professores que possam ser adaptadas à sala de aula. “Pretendemos comunicar aos docentes alguns métodos e, até, estratégias de ensino”, explicou a vice-presidente da APPI, Isabel Brites.
No que toca ao 1º Ciclo, a responsável salienta a importância do ensino da língua inglesa a alunos de tenra idade, de forma a prepará-los para os outros níveis de ensino. No entanto, alguns professores que estão a leccionar esta disciplina neste grau de ensino não tiveram formação durante o curso para lidar com esta faixa etária.
“As metodologias são completamente diferente, têm que ser mais activas, e a aprendizagem é muito mais lenta”, frisou a responsável.
Para colmatar esta lacuna, Isabel Brites realça que a APPI tem levado a cabo algumas iniciativas para enriquecer o currículo dos professores recém-licenciados, nomeadamente através de acções de formação e workshops.
Além disso, a APPI também está a dialogar com o Ministério da Educação para que o Inglês seja uma disciplina curricular desde o 1º Ciclo.



