class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167000 node-type-noticia">

            

Chaves e Verín formam Eurocidade

Ter, 25/09/2007 - 10:21


As relações comerciais entre a população de Chaves e Verín já vêm de longe, mas as duas cidades pretendem alargar o espaço de cooperação às áreas do turismo, termalismo, logística dos transportes e fileiras agro-alimentar e florestal.

Os dois países já estão a trabalhar na criação da Eurocidade Chaves- Verín, que visa proporcionar novas oportunidades de crescimento económico, através da captação de fundos comunitários e de investidores privados.
Na primeira reunião do grupo de trabalho da Eurocidade, que decorreu no passado dia 13, ficou definido que, em Novembro, será divulgado o primeiro calendário de acções a desenvolver nos próximos seis anos.
Para já, estão delineados os traços gerais da cooperação entre as duas cidades, onde os portugueses já se deslocam para fazer compras ou abastecer os automóveis, ao passo que os espanhóis vêm a Chaves degustar a gastronomia tradicional.
Durante o primeiro encontro entre os representantes dos dois lados da fronteira ficou claro que a criação da Eurocidade é um instrumento para potenciar o desenvolvimento desta região transfronteiriça, pretendendo-se que este projecto diferencie Chaves e Verín na União Europeia.
Esta cooperação poderá, ainda, contribuir para o aumento da população e, até, da qualidade de vida das populações.
Recorde-se que o projecto para a criação da Eurocidade Chaves –Verín foi apresentado pela Câmara Municipal de Chaves à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDRN) e deverá ser candidatado a fundos do próximo Quadro de Referencia Estratégica Nacional (QREN).
Aproveitando tudo aquilo que une as duas localidades, desde a proximidade à localização geo-estratégica, a ideia passa por desenvolver políticas comuns nos dois territórios.