class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166998 node-type-noticia">

            

“Melhores ruas para todos”

Ter, 25/09/2007 - 10:16


Mirandela finalizou, no passado sábado, a Semana Europeia da Mobilidade que, este ano, esteve subordinada ao tema “Melhores Ruas Para Todos”.

A partir desta iniciativa, a Câmara Municipal de Mirandela (CMM) pretende sensibilizar para o futuro da mobilidade e transporte urbano, de modo a trazer benefícios para a saúde e qualidade de vida dos mirandelenses.
Para tal, a autarquia colocou em prática um conjunto de acções, como a avaliação da acessibilidade e mobilidade das pessoas e medição de CO2.
Foi, também, promovida uma visita de estudo aos transportes públicos da cidade e ao metropolitano ligeiro de superfície e serviço municipal de transportes urbanos, onde se efectuaram inquéritos aos utilizadores.
O Parque Império recebeu, na passada terça-feira, o Dia da Saúde, em que foram realizados rastreios com a colaboração do Centro de Saúde de Mirandela.
Já na sexta-feira, decorreu um peddy paper, que arrancou no Parque do Império seguindo até à rotunda da Nora, onde se entregaram prémios a quem apresentou os diplomas de Caminheiro recolhidos nas diversas estações ao longo do percurso.
No último dia da Semana Europeia da Mobilidade, as artérias da zona histórica da cidade estiveram fechadas ao trânsito, onde, além de actividades desportivas como xadrez, atletismo, beach tennis e hóquei em patins, decorreu uma corrida com carros de rolamentos.

Edilidade pretender corrigir obstáculos e barreiras que dificultem a locomoção

Ainda integrada na Semana Europeia da Mobilidade, a edilidade, com o apoio da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Mirandela, promoveu um passeio de “diferentes” não auto-mobilizados, com cadeiras de rodas ou próteses, de modo a localizar barreiras e obstáculos. O objectivo é corrigir as anomalias de forma a proporcionar mais qualidade de vida aos cidadãos com dificuldades de locomoção.
O passeio arrancou no Parque do Império, passando pela Rua D. Manuel I até aos Paços do Concelho, mas ficou adiado devido às condições climatéricas. Contudo, já puderam ser retiradas algumas ideias e informações que terão que ser colocadas em prática.