class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166954 node-type-noticia">

            

500 peregrinos caminharam até Terroso

Ter, 18/09/2007 - 11:15


Cerca de 500 devotos de Santa Rita de Cássia deslocaram-se a pé até Terroso, aldeia anexa de Espinhosela, no concelho de Bragança, para assistirem à procissão que decorreu anteontem.

A romaria integra, todos os anos, a vertente religiosa e a de lazer, com a presença de diversos feirantes e comerciantes. “É uma festa que dá muito trabalho, pois é destinada aos devotos e a quem vem pelo convívio e diversão”, explicou Hélder Martins, membro da Comissão de Festas e presidente da Junta de Freguesia de Espinhosela.
Este ano, as festividades reuniram um elevado número de jovens, muitos dos quais chegam à aldeia a pé. “É um motivo de grande alegria, pois somos visitados pela juventude, que participa nas caminhadas”, acrescentou o responsável.
A romaria começou na passada sexta-feira, com a realização de um torneio de sueca. Já no sábado, foi a vez de decorrerem jogos do fito, seguidos de baile. À noite, as ruas da aldeia acolheram a procissão das velas.
Anteontem, após a alvorada e a actuação da Banda de Música de 1º de Maio, de Mirandela, realizou-se a missão solene, à qual se seguiu a procissão com o andor de Santa Rita de Cássia e outras imagens religiosas. A noite terminou com actuações musicais e um espectáculo de fogo de artifício.