Ter, 18/09/2007 - 11:13
No concelho de Vinhais continuam a funcionar cinco escolas de acolhimento. Este ano, estão inscritos 239 alunos do 1º Ciclo, distribuídos pelas escolas de Vilar de Lomba, Rebordelo, Ervedosa, Penhas Juntas e Vinhais.
Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Roberto Afonso, as últimas obras de requalificação decorreram durante o Verão, já que as grandes mudanças deram-se no ano passado, com o encerramento de 22 estabelecimentos de ensino.
A Escola EB2,3 da vila foi transformada no maior pólo escolar do concelho, albergando cerca de 170 alunos. “É um espaço com melhores condições. Tem cantina, ginásio, biblioteca, sala de multimédia e muito espaço para as crianças”, acrescentou Roberto Afonso.
No futuro, a Carta Educativa prevê a concentração dos alunos num centro escolar na vila e num pólo mais pequeno a construir em Rebordelo.
“Prevemos construir o pólo de Vinhais ao pé da Escola secundária, de forma a congregar, no mesmo espaço, todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar ao secundário”, explicou o autarca.
A construção dos equipamentos, porém, depende das verbas disponibilizadas no Quadro de Referência Estratégica Nacional.



