Ter, 18/09/2007 - 11:11
Este ano, os cerca de 10 alunos de Vale Frechoso, no concelho de Vila Flor, vão percorrer 16 quilómetros diários para irem às aulas a Santa Comba da Vilariça.
Esta é a principal mudança num município que dotou todas as escolas de acolhimento do 1º Ciclo com duas salas de aula, refeitório e sala de informática. Mesmo assim, a diminuição do número de alunos leva ao encerramento gradual dos estabelecimentos de ensino.
Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Flor, Fernando Barros, a carta educativa prevê a criação de dois pólos escolares no concelho: um em Santa Comba da Vilariça, que já está concluído, e outro em Vila Flor, que ainda está na fase de projecto. Trata-se da requalificação do edifício onde funcionou o antigo colégio da vila, que será dotado de todas as condições para receber as crianças, desde salas de aulas, a cantina e gimnodesportivo.
Para já estão a funcionar sete escolas de acolhimento, duas das quais na vila, que albergam os 273 alunos do 1º Ciclo do concelho.



