class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166950 node-type-noticia">

            

Torre de Moncorvo

Ter, 18/09/2007 - 11:11


A abertura do ano lectivo em Torre de Moncorvo foi marcada pela fusão da Escola Secundária com o Agrupamento Escolar Vertical. Desta forma, os alunos do 1º Ciclo foram integrados na antiga escola preparatória, que oferece melhores condições de aprendizagem. As crianças passam a ter cantina e polidesportivo sem terem que sair do espaço escolar e podem, ainda, usufruir das infra-estruturas desportivas municipais, situadas junto às escolas básica e secundária.

Este ano, o município perde três escolas no Mundo Rural: Cardanha, Urros e Lousa, todas devido à falta de alunos. “Cada estabelecimento de ensino tinha cerca de 10 crianças, mas não eram todas daquelas localidades, visto que estas escolas já recebiam alunos deslocados”, afirma o vereador da Educação da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, António Moreira.
O concelho conta com 200 alunos do 1º Ciclo. 150 vão às aulas na vila e os restantes estão distribuídos pelas escolas de Carviçais, Felgar, Carvalhal e Cabanas de Baixo.
Na Carta Educativa, a autarquia considera que as crianças têm todas as condições em Moncorvo, onde já funciona um pólo com todos os níveis de ensino. Por isso, quando a Direcção Regional de Educação do Norte ditar o fim das escolas do Mundo Rural, as crianças serão todas transportadas para a vila.