class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166948 node-type-noticia">

            

Mirandela

Ter, 18/09/2007 - 11:09


O futuro da educação no concelho de Mirandela passa pela construção de dois Centros Escolares de raiz (um em Carvalhais e outro na Zona de Pereiro e Avidagos) e pela requalificação das instalações da EB1,2 de Torre D. Chama para a criação de um pólo escolar.

Segundo a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Mirandela, Maria Gentil, a autarquia apresentou ao Ministério da Educação duas propostas para a criação de centros escolares. O Governo optou pela construção de “um pólo escolar de excelência”, em Carvalhais, que custará 5 milhões de euros e terá “características únicas”.
A par das salas de aula, o estabelecimento, que ocupará 36 hectares, terá uma quinta biológica, gimnodesportivo, cantina, ginásios, campos de manutenção, bem como uma pousada da juventude, com vista ao intercâmbio de alunos.
A construção dos centros escolares, contudo, depende das verbas disponibilizadas no Quadro de Referência Estratégica Nacional. “Vamos reunir com a Direcção Regional de Educação do Norte para definir os projectos e aguardamos por verbas para avançarmos com a construção”, acrescentou a responsável.
Este ano, o município viu encerrar os estabelecimentos de ensino de Franco, Mascarenhas, Vale de Gouvinhas e Paços. Os 930 alunos do concelho estão distribuídos por 16 escolas de acolhimento, dez das quais no Mundo Rural.