Ter, 18/09/2007 - 10:32
O anúncio foi feito durante a apresentação da Semana Europeia da Mobilidade, que começou anteontem e se prolonga até ao próximo sábado.
Até aqui, a autarquia reservava apenas um Dia Sem Carros para assinalar a data.
Este ano, a CMB criou um programa de actividades, a partir das quais pretende chamar a atenção das pessoas para os problemas ambientais e poluição atmosférica.
A autarquia quer, assim, dinamizar os passeios a pé, bem como divulgar os meios de transportes alternativos e menos poluentes.
O rebaixamento de alguns passeios junto a passadeiras na Av. Pavillons-sous-Bois é apenas o início de dezenas de intervenções na cidade. “No total vamos corrigir 153 travessias, numa acção que se realizará ao longo de todo o ano”, explicou o vice-presidente da CMB, Rui Caseiro.
Amanhã, será apresentada a reestruturação das linhas urbanas de STUB, resultado de inquéritos efectuados a utilizadores. “Ajustamos os transportes face às necessidades e sugestões dos cidadãos”, sublinhou o autarca.
Estudos relacionados com poluição e qualidade do ambiente colocam Bragança num patamar cimeiro
No próximo sábado, em que os carros não podem circular em algumas artérias, e no dia 29, quando já haverá trânsito, serão efectuadas medições da qualidade do ar e ruído, de modo a comparar os resultados e avaliar a eficiência das acções. “Não devemos encontrar grandes diferenças nas duas medições, pois temos valores de poluição muito abaixo dos máximos permitidos, o que nos coloca numa boa posição nesse campo”, adiantou Rui Caseiro.
No sábado, o trânsito na cidade será limitado, num total de 3,9 quilómetros, entre as 9 e as 17 horas. A mobilidade de veículos de emergência médica, entidades policiais, bombeiros, transportes públicos, viaturas GPL, táxis e cargas e descargas está, no entanto, assegurada.
No mesmo dia, irá realizar-se um passeio de cicloturismo e um peddypaper pelas ruas de Bragança.
Para a Semana Europeia da Mobilidade, a CMB conta com o apoio do Governo Civil de Bragança, Juntas de Freguesia de Santa Maria e da Sé, Instituto Politécnico de Bragança, Polícia de Segurança Pública, Bombeiros Voluntários de Bragança, Centro de Ciência Viva e as Associações Guias de Portugal e de Cicloturismo de Bragança.



