class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166931 node-type-noticia">

            

Trás-os-Montes no coração

Ter, 18/09/2007 - 10:30


Nasceu na aldeia de Vale da Porca, sob o nome de António Joaquim Fernandes. Imigrou para o Brasil em 1962, juntamente com os pais e 10 irmãos. Estudou música e canto e, em 1971, inicia sua carreira, com a canção “Arrebita”, com nome artístico de Roberto Leal.

Em 1972 ganha o prêmio de “Rei da Juventude Brasileira”, do Velho Guerreiro, e o importante Troféu Globo de Ouro, entre inúmeros outros.
A partir daí inicia a contagem de 30 Discos de Ouro que iria receber até hoje e 5 Discos de Platina, entre os mais de 500 troféus que compõem sua colecção.
Em 1975 realiza sua primeira excursão para Portugal e dali faz trampolim para levar espectáculos para diversos países do mundo, sendo presença assídua nas comunidades portuguesas. Inicia então contratos, que mantém até hoje, para se apresentar em França, Alemanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Suíça, Espanha, Luxemburgo, Austrália, África do Sul, Argentina, Venezuela, Canadá, Estados Unidos, além de ampliar cada vez mais o mercado do Brasil e Portugal.
Em números aproximados, Roberto Leal já realizou mais de 4.500 espetáculos no Brasil e por todo o Mundo, já vendeu mais de 17 milhões de discos, tem mais de 300 canções gravadas. Mais de 80 por cento dos temas são compostos pelo artista, em parceria com a esposa, Márcia Lúcia.