class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166905 node-type-noticia">

            

Armas em Bragança

Ter, 11/09/2007 - 10:24


Até ao próximo dia 20 de Setembro, o Centro Cultural de Bragança acolhe a Exposição “Colecção de Armas de Manuel Francisco Araújo”.

A mostra conta com a organização e apoios da Câmara Municipal de Bragança, Museu Militar de Bragança, Museu Militar do Porto, Direcção de História e Cultura Militar e liga dos Amigos do Museu Militar do Porto.
Esta colecção inclui exemplares de excepção como dois montantes do século XVI, três adagas de mão esquerda do século XVII, bem como um notável conjunto de espadas e sabres de oficiais superiores, do início do século XIX.
Além das armas brancas, destacam-se ainda peças de protecção, como uma cota de malha do século XVI, alguns chapéus de Armas, uma Coura (Buff Coat) da Guerra da Restauração e um raro capacete em cabedal do século XVIII. Ainda integradas na exposição, estão patentes algumas armas de fogo, das quais ressaem três pistolas Indo-Portuguesas de meados do século XVIII, uma espingarda (revólver) de pederneira do século XVII e uma carabina americana Hall de pederneira do século XIX.
Desde 1983 em depósito no Museu Militar do Porto, a “Colecção de Armas de Manuel Francisco Araújo” foi adquirida pelo Estado-Maior do Exército, em fins de 2001, sendo actualmente património desse museu.
Manuel Francisco de Araújo nasceu no Porto, a 5 de Agosto de 1864. Filho de um empreendedor comerciante, cresceu no seio de uma burguesia culta, sendo educado para assumir os destinos da empresa do pai. No entanto, nunca descurou o gosto pela leitura e pelas artes, levando-o a coleccionar vários objectos de arte.
À data da sua morte, em 1932, possuía já uma espantosa colecção, com peças de interesse histórico, sobretudo dos séculos XVI a XIX.
Consciente do valor desta “Colecção de Armas”, o seu filho, Henrique Araújo, depositou-a em 1947 no antigo museu Etnográfico do Douro Litoral, de onde foi transferida em 1983 para o Museu Militar do Porto.
Eis uma exposição que viaja pelo tempo, percorrendo quase toda a história militar de Portugal.