Ter, 11/09/2007 - 10:17
Oriundo de Sintra, o casal (ela é engenheira ambiental e ele animador turístico em áreas protegidas de formação) não tinha qualquer ligação ou raiz naquela localidade. “Vínhamos com a única intenção de conhecer esta zona do Parque de Montesinho e decidimos vir passar uns tempos nesta região, mas fomos ficando”, recorda Teresa Ferreira.
Apesar de serem desconhecidos, os habitantes da aldeia receberam os jovens “da melhor maneira”. Segundo a engenheira ambiental, “há muito calor nas pessoas e, como é uma população envelhecida, ao verem um casal novo têm, inicialmente, alguma desconfiança. Contudo, quando vêem que se vem por bem, são muito receptivas”.
Casal está a gerir o Bar do Moleiro e o restaurante A Fraga dos 3 Reinos, ambos no concelho de Vinhais
Da decisão de se instalarem na freguesia até à montagem do Bar do Moleiro, na praia fluvial de Fresulfe, foi um passo. “Descobrimos o local à noite e adorámos tudo imediatamente. Como vimos uma placa a dizer que o espaço se alugava decidimos falar com o presidente da Junta de Freguesia”, explica Teresa Ferreira.
O primeiro contacto foi estabelecido em Dezembro de 2006, quando propuseram ao autarca local a abertura de um bar e da loja de artesanato no moinho da praia fluvial. “Houve uma receptividade excelente e decidimos avançar com os projectos”, acrescenta a engenheira do Ambiente.
Abriram, no passado mês de Julho, o Bar do Moleiro, que funciona durante o Verão, entre as 14 e as 20 horas. “Apesar do balanço positivo, ainda não podemos falar de lucros, porque esta época não foi muito quente e, por isso, não trouxe muita gente à praia fluvial”, informou a responsável.
A par deste negócio, o casal arrancou, recentemente, com um novo projecto: o restaurante A Fraga dos 3 Reinos, na Moimenta, também no concelho de Vinhais. A unidade, segundo Teresa Ferreira, “está a andar bem”.
Para a proprietária, estes dois espaços foram os “responsáveis” pela fixação do casal na região. “Quem queira vir para esta zona tem que criar o seu próprio emprego e nós resolvemos aproveitar estas oportunidades, apesar de ser complicado porque mudámos de ramo de repente”, sublinhou.



