class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166888 node-type-noticia">

            

Ortopedia melhorada

Ter, 11/09/2007 - 10:03


Foi inaugurada, na passada sexta-feira, a nova ala de Ortopedia da Unidade Hospitalar de Bragança (UHB). Esta beneficiação, orçada em cerca de 200 mil euros, representa a primeira fase do projecto de requalificação do serviço de Internamento daquela instituição, que totaliza 1,9 milhões de euros.

“Estamos a iniciar um conjunto de obras muito vastas, pois temos que reformular este hospital, que já conta com 30 anos”, explicou o presidente do conselho da administração do Centro Hospitalar do Nordeste (CHNE), Henrique Capelas.
Deste modo, no serviço de Ortopedia foram melhorados os pavimentos, paredes e tectos, instalações sanitárias, iluminação, sinalética, aquecimento, ventilação e redes de água e esgotos, bem como implementado um novo sistema de comunicação dos doentes ao Gabinete de Enfermagem.
Ainda este mês, o piso da cirurgia começará a ser intervencionado, seguindo um projecto que se estenderá a todos os andares da UHB.
Henrique Capelas prevê que a requalificação total da UHB, que representa um investimento de 20 milhões de euros, esteja concluída em 2009.

Nova urgência irá dispor de duas áreas distintas para crianças e adultos

O projecto de requalificação da UHB prevê, ainda, a ampliação da actual urgência, num formato que possibilite a distinção das áreas destinadas a crianças e adultos. “Apesar de ter uma entrada única, vai haver a separação da urgência pediátrica e a normal. A triagem, no sistema Manchester, será efectuada no mesmo espaço, mas as crianças vão, depois, aguardar para a sua sala de espera”, explicou o director clínico do CHNE, Sampaio da Veiga.
O edifício ocupará o actual parque da urgência, sendo que já foram criados lugares de estacionamento substitutos perto do novo pavilhão de consultas externas, que está a nascer nas traseiras da UHB.
Nos espaços libertados pela nova urgência, vai instalar-se o Laboratório de patologia clínica, que necessita de obras, bem como outras valências que serão beneficiadas.
Este conjunto de obras vão de encontro à política do Governo que “quer reorganizar a saúde no distrito, a partir do conceito de que quando existe um serviço que ser realmente bom”, acrescentou o governador civil de Bragança, Jorge Gomes.