class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166855 node-type-noticia">

            

Cavaleiros pelas Arribas do Douro

Ter, 04/09/2007 - 10:49


Depois do Passeio Equestre de Ifanes, no concelho de Miranda do Douro, é a vez de Brunhosinho receber esta iniciativa pela primeira vez. No próximo domingo, a localidade do concelho de Mogadouro espera participantes de Trás-os-Montes e da vizinha Espanha, para percorrerem as Arribas do Douro na zona de Bemposta. No passado dia 26, 18 cavaleiros saíram de Ifanes em direcção às Arribas do Douro e ao miradouro sobre o rio, designado “Penha Torres”. Depois de um verdadeiro passeio pela natureza, os cavaleiros pararam na aldeia de Paradela, onde maravilharam a população local com a beleza dos cavalos e ajudaram os mais pequenos a montar pela primeira vez.

Esta iniciativa, organizada por um grupo de aficionados aos cavalos, com o apoio das Juntas de Freguesia de Ifanes e Paradela, contou com a presença de 32 pessoas, mas a maioria preferiu participar, apenas, no repasto, dadas as condições atmosféricas adversas.
Segundo Júlio Gonçalves, um dos responsáveis pela organização do evento, inscreveram-se mais de meia centena de aficionados, mas o mau tempo acabou por atrapalhar esta iniciativa, tendo faltado ao passeio cavaleiros de Alijó, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Chaves, Valladolid e Salamanca.

Cavaleiros mostraram habilidades num campo de obstáculos improvisado, em Ifanes

Os participantes deslocaram-se de Bragança, Vimioso, Mogadouro, Miranda do Douro, Zamora e Verín.
Após o passeio, os cavaleiros regressaram a Ifanes, onde descansaram os cavalos e saborearam a tradicional posta mirandesa.
Ao final da tarde, ainda tiveram forças para mostrarem as suas habilidades num campo de obstáculos improvisado, o que suscitou a curiosidade de muitos transeuntes que passavam por aquele local.
Na óptica de Júlio Gonçalves, estas iniciativas são importantes para as pessoas mostrarem os seus cavalos, trocarem impressões sobre os animais e passarem momentos de convívio.
“Há miúdos que nunca viram um cavalo e, durante a passagem por Paradela, verificámos a alegria de muitas crianças ao montar”, frisou o responsável.
A próxima iniciativa vai decorrer em Brunhosinho, onde os participantes vão contar com a animação de um grupo de pauliteiros.