class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166850 node-type-noticia">

            

Nunca é tarde para aprender

Ter, 04/09/2007 - 10:44


50 computadores e 25 certificados foram distribuídos, no passado sábado, a alunos que completaram a sua formação no âmbito do programa Novas Oportunidades, promovido pelo Governo. Só em Miranda do Douro estão inscritas cerca de 420 pessoas que, através deste processo, podem ver reconhecidas e certificadas a suas competências adquiridas. Um desses exemplos é José Pêra, presidente da Junta de Freguesia de Atenor, para quem estas validações vêm trazer, aos 62 anos, um novo alento ao seu dia-a-dia. “Gosto de estar sempre a aprender e estes conhecimentos adquiridos vão ser úteis enquanto autarca, já que, até agora, não sabia com utilizar um computador”, revelou o formando.

Já Sérgio Mendes acredita que, com a certificação equivalente ao 9º ano, será mais fácil subir na carreira profissional. “Sou funcionário público e quero ir um pouco mais longe, pelo que vou continuar a minha formação”, garantiu este jovem de 28 anos.
A cerimónia oficial de entrega de computadores e certificados foi presidida pelo ministro da Administração Interna, Rui Pereira, que sublinhou a importância das novas tecnologias. “Os computadores pessoais, a banda larga e o acesso à informação são essenciais para que os portugueses sejam cidadãos de pleno direito face a outros países da União Europeia mais avançados nesta matéria.”
No entanto, o director do Centro Novas Oportunidades de Miranda do Douro, António Carção, lamenta o facto da rede de banda larga da única operadora de telecomunicações que aderiu ao programa não cobrir a parte sul do concelho. Resultado: vários alunos não foram contemplados com computador e respectivo acesso à Internet.