class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166827 node-type-noticia">

            

Autarquia homenageia Albino Mendo

Ter, 28/08/2007 - 11:40


Câmara Municipal de Mirandela (CMM) homenageou Albino Mendo baptizando uma rua da cidade e a praia fluvial com o nome deste arquitecto.

Na sessão solene no auditório do Centro Cultural de Mirandela, os oradores foram unânimes em considerar “Bino” (como era conhecido) “um mirandelense notável, um artista na sua arte de arquitecto, um amigo exemplar e um ser solidário de grande dimensão”.
O vice-presidente do Sport Club de Mirandela, Waldemar Vilaverde, onde o homenageado foi atleta, associado e dirigente, foi quem enalteceu o homem e a sua obra num discurso rico de conhecimentos sobre Albino Mendo.
“Não é fácil falar de pessoas com um historial tão grande, com tamanha entrega a uma cidade e aos seus habitantes, porque por muito que se fale nunca é demais”, salienta o dirigente.
Recorde-se que Albino Mendo foi o responsável pela bancada coberta do estádio de S. Sebastião que, durante muitos anos, foi um marco a nível nacional pois eram poucos os estádios de futebol com bancadas.
Depois há o ginásio-sede, uma obra que, no seu tempo deixava a “milhas” os próprios clubes do escalão maior do futebol, que primava para além de tudo, pelas linhas arquitectónicas arrojadas e modernas, muito avançadas no tempo.
O trabalho social com a juventude e o facto de já nessa altura ter uma rara preocupação com a formação de atletas para o clube e homens para a cidade, são outras das vertentes do trabalho desenvolvido por Albino Mendo.
“Instituiu os torneios de futebol do campo da areia, já naquele tempo a fazer serviço social, e a antecipar as escolas de formação de jogadores”, recorda Waldemar Vilaverde.
Foi também referido o facto de “Bino” ter sido o responsável pela escola de natação, onde todos os jovens mirandelenses aprendiam a nadar, e recordada a sua passagem pela política autárquica no período pós-Revolução dos Cravos.