class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166811 node-type-noticia">

            

Florestas mais vigiadas

Ter, 28/08/2007 - 10:56


As florestas do concelho de Murça são, desde o início do Verão, vigiadas por uma equipa de oito pessoas. Este novo dispositivo de prevenção e vigilância está equipado com material sapador para uma primeira intervenção e actua em dois turnos diferentes.

Coordenado pelo Gabinete Florestal da Câmara Municipal de Murça (CMM), o grupo, que dispõe de uma viatura todo-o-terreno, complementa o trabalho dos Bombeiros Voluntários locais e actua em áreas de difícil acesso, onde a visibilidade é, muitas vezes, praticamente nula e a vigilância reduzida.
“Este dispositivo tem como propósito garantir a diminuição da probabilidade da ocorrência de incêndios e área ardida”, explicou o presidente da CMM, João Teixeira.
A juntar a esta equipa, as florestas do concelho são, ainda, vigiadas por 68 jovens integrados no Programa Voluntariado Jovem para as Florestas.
Sendo o segundo ano consecutivo que adere a esta campanha, promovida pelo Instituto Português da Juventude, a CMM pretende reduzir a ocorrência de incêndios florestais, através de diversas acções, como a sensibilização das populações locais.
Após receberem formação inicial, os jovens limpam lixo das florestas e desenvolvem trabalhos ao nível do registo de ocorrências, entre outros.
“Pretende-se que participem de uma forma desprendida na protecção dos valores naturais”, acrescentou o autarca.