Ter, 21/08/2007 - 12:35
Esta intervenção arrancou após a retirada da automotora das águas do Tua, tendo sido aproveitadas as peças em bom estado para reparar outras composições do Metro de Superfície de Mirandela.
A par da reparação do troço entre a estação de Santa Luzia e de Foz-Tua, com reabertura prevista para o próximo mês de Outubro, a REFER realça que também está a ser realizado um estudo de caracterização dos aspectos geotécnicos, morfológicos e hidrogeológicos. A elaboração deste documento tem em vista a realização de uma análise do risco da linha e área envolvente, permitindo determinar as soluções a implementar para que o perigo seja minimizado ou, até, eliminado.
Na óptica do administrador da empresa Metro de Mirandela, Milheiro de Oliveira, a normalização da circulação até ao Tua é fundamental para a economia da região.
O responsável realça que, este ano, o número de turistas a viajar entre o Tua e Mirandela diminuiu bastante, devido ao transbordo de táxi entre as estações de Santa Luzia e Foz-Tua.
“O caminho-de-ferro liga a natureza do Douro a Mirandela. Se não estiver a funcionar a cem por cento as pessoas não vêm. Por isso, é preciso criar as condições de segurança para que a circulação seja retomada”, concluiu Milheiro de Oliveira.



