class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166745 node-type-noticia">

            

Freixo debate problemas do município

Ter, 21/08/2007 - 10:40


Os freixenistas voltaram a reencontrar-se na “Festa da Saudade”, uma iniciativa promovida pela autarquia local. Neste encontro são debatidos assuntos de interesse para o concelho, ouvidas sugestões dos munícipes e é dada a conhecer a realidade da região do ponto de vista social, cultural e económico. Durante a sessão, o presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, José Santos, deu a conhecer alguns projectos para o futuro e falou dos problemas que continuam a afectar o concelho.

No final, foi servido um requintado almoço convívio, que se tornou no ponto alto desta iniciativa.
Segundo o edil, esta iniciativa é encarada como a festa da saudade, dedicada a todos aqueles que um dia partiram da sua terra natal à procura de novas oportunidades. Este encontro serve, ainda, para ouvir os munícipes que se encontram em terras distantes e tirar elações das preocupações apresentadas pelos conterrâneos.
“Quem vem de fora tem uma melhor percepção dos problema existentes do que aqueles que residem cá diariamente. Neste espaço de convívio vão-se ouvindo sugestões de quem quer o melhor para a sua terra”, acrescentou o edil.
António Andrade, um freixenista que partiu para o Porto, é um exemplo de quem está fora e se preocupa com a sua terra. “Este encontro é importante, porque ajuda a identificar uma série de problemas que surgem um pouco por todo o concelho”, frisou.
Além disso, este filho da terra realça que a iniciativa também funciona como um reencontro de amigos. “Envolvemo-nos em questões que interessam a todos: residentes e não residentes”, salientou António Andrade.
Para o próximo ano, está previsto um novo encontro, mas, certamente, com outras questões e novos problemas.