class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166744 node-type-noticia">

            

Castelo de Bragança recua no tempo

Ter, 21/08/2007 - 10:39


O Torneio Medieval encerrou com chave de ouro a Festa da História que, durante três dias, animou o Castelo de Bragança. A iniciativa foi uma das principais atracções das Festas da Cidade 2007, que terminam amanhã com a procissão solene em honra de Nossa Senhora das Graças, onde participarão imagens representativas de toda a diocese de Bragança-Miranda. De 15 a 17 de Agosto a Cidadela recuou à Idade das Trevas, fruto de um vasto programa de actividades em que se destacou a Ceia Medieval, o Cortejo Histórico, o Torneio Medieval e a peça teatral “Inês, Inês: o casamento secreto de D. Inês de Castro em Bragança”. A encenação, a cargo da Bragança Histórica – Associação de Arte e Cultura, arrastou milhares de pessoas para o largo do Castelo de Bragança, que se engalanou para receber três dias de festa.

A Missa Medieval, o mercado e acampamento próprios da época, bem como a exposição de aves e o percurso da Santa Inquisição, foram outras das iniciativas que colocaram a zona histórica num local de passagem obrigatória.

Festa continuam no Parque Eixo Atlântico, onde se concentram os espectáculos musicais

O programa da Festa da História contemplou, também, arruadas pelas ruas da cidade, malabaristas, caretos e gaiteiros, falcoaria e cetraria, circo medieval e música a condizer com a época.
Na sexta-feira as Festas da Cidade concentraram-se no Parque Eixo Atlântico, por onde passaram Boss AC, Mickael Carreira, Irmãos Verdades e Kizomba. O cartaz musical encerra com o arraial de hoje, protagonizado pelos Anjos, Meidin e Sindikato, seguidos do habitual fogo de artifício.
Recorde-se que as Festas de Bragança arrancaram no passado dia 1 de Agosto com as Verbenas, que este ano regressaram ao centro da cidade, com palcos montados na Praça Cavaleiro de Ferreira e Corredor Verde do Fervença.
Ao longo de vários dias sucederam-se actividades de carácter desportivo e cultural, que voltaram a integrar o programa das festividades, fruto do envolvimento de várias colectividades do concelho.
As festas são organizadas pela Câmara Municipal de Bragança, Juntas de Freguesia da Sé e Santa Maria e Fábrica da Igreja de Nossa Senhora das Graças.