class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166721 node-type-noticia">

            

Viajar com o seu animal: um amigo de bagagem

Ter, 14/08/2007 - 10:44


Agora que o Verão chegou, e, consequentemente, as viagens de férias e/ou lazer são mais frequentes, importa falar um pouco do modo de partilhar estes momentos com os seus animais de companhia.

As viagens com os nossos animais devem primeiro que tudo ser bem planeadas, não esquecendo de confirmar se tem as vacinas e desparasitações em ordem. Importa certificar-se, se for para um hotel, se este aceita animais de companhia, pois existem já algumas cadeias que aceitam que o cão, desde que não incomode, possa ficar no quarto dos donos.
Se o seu cão vai consigo, o que deve levar? Os medicamentos que esteja a tomar, a cama, a sua comida habitual, taças para a comida e água, cinto de segurança, produtos de limpeza, como por exemplo pentes, brinquedos, sacos plásticos para apanhar os seus dejectos na via pública, boletim sanitário/identificação, foto recente (para uma identificação rápida, no caso de se perder) e uma bolsa de primeiros socorros.
Nas viagens de automóvel, dentro do carro, o seu animal deve estar devidamente seguro para não interferir com a condução e provocar um acidente. No caso dos cães, pode utilizar um peitoral com cinto de segurança no banco de trás, acessório este já disponível em vários locais, ou ir na bagageira aberta com uma rede separadora. Os gatos devem ir dentro de uma transportadora. A viagem deve ter várias pausas, cada 2 ou 3 horas, para que o cão possa passear um pouco e fazer as suas necessidades. Antes da viagem, não dê nada de comer ao seu cão para diminuir o risco de vómito e, se mesmo assim, o seu cão enjoar consulte o seu Médico Veterinário assistente, que lhe poderá aconselhar medicação para o efeito
Antes de uma viajem de avião, deve avisar a companhia aérea que vai transportar um animal de companhia, procurar saber quais os documentos necessários e se pode ou não levar o seu animal na cabine consigo (depende do tamanho do animal).
Para viajar na União Europeia com o seu animal de estimação, este deve estar identificado com um microchip e ter um Passaporte válido para o efeito, existente desde Julho de 2004 e emitido pelo seu Médico Veterinário, que comprove uma vacinação (ou revacinação) anti-rábica válida, incluindo também outras informações médicas.
Há alguns países, como o Reino Unido, a Irlanda ou Malta, que possuem normas específicas, nomeadamente a obrigatoriedade de um teste de titulação de anticorpos anti-raiva, seis meses antes da deslocação e desparasitação prévia contra as pulgas/carraças e contra o equinococos, 24-48 h antes da deslocação. Para mais informações fale com o seu Médico Veterinário, podendo também consultar na Internet o site http://europa.eu.int/comm/food/animal/liveanimals/pets.
Desfrute os prazeres do Verão com o seu animal e boas férias...

Dra. Filipa T. Rodrigues