Ter, 14/08/2007 - 10:19
As obras de ampliação e requalificação, esperadas há vários anos vão “engrandecer a região, o concelho e a diocese, pelo que queremos que o Santuário seja, além de um local de fé, também de lazer”, considera o pároco local, Delfim Gomes,
Orçado em cerca de um milhão de euros, o investimento foi suportado em cerca de 25 por cento pela Câmara Municipal de Vila Flor (CMVF), que vê esta inauguração como “algo que os fiéis e a região já mereciam. Apesar de não pretendermos com isto trazer mais pessoas, queremos dignificar este espaço que recebe milhares de devotos todos os anos”, acrescentou o presidente da CMVF, Artur Pimentel.
A ampliação do santuário foi concebida a partir do simbolismo religioso, como a passadeira que passa “pelo coração do Templo e liga o escadario dos apóstolos até à aldeia, pelo que une uma comunidade a um Santuário”, explicou Delfim Gomes.
Já a pedra maciça, na praça maior e os seus três degraus representam a Santíssima Trindade. O pórtico simboliza a porta de Jesus Cristo e separa duas realidades ligadas na festa: o sagrado e o profano. O escadario central é constituído por cinco patamares, que têm dez escadas cada um a representar as dez Ave-Marias e Pais-Nossos.
A festa da inauguração contou com as actuações do Rancho Folclórico de Santa Maria e Banda de Música de Vila Flor, seguidas de um espectáculo de música medieval com o grupo “La Batalla”.
Na próxima quarta-feira, celebra-se a Assunção de Nossa Senhora, que deu o nome àquele Santuário. Trata-se de uma romaria que reúne, naquele que é o templo Mariano mais importante do distrito de Bragança, milhares de fiéis todos os anos.
A festa arranca às 8 horas com a alvorada e salva de morteiros, seguida da abertura da feira Franca Anual e arruada com as Bandas Musicais de Valpaços e Rio Tinto, o Grupo de Bombos de Santo André e Fanfarra de Lever. À eucaristia por todos os penitentes, às 9 horas, segue-se a missa solene por todos os peregrinos. A cerimónia termina com a chegada em procissão de Nossa Senhora ao Santuário.



