class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166698 node-type-noticia">

            

Foz do Sabor interdita a banhos

Ter, 14/08/2007 - 09:58


A praia fluvial da Foz do Sabor, no concelho de Torre de Moncorvo, está interdita a banhos por decisão do Ministério da Saúde. Esta decisão surge dois meses depois da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo (CMTM) dado parecer positivo à prática balnear nas águas daquela zona do rio Sabor.

A situação deixou alguns veraneantes surpreendidos, já que a maioria desconhecia a decisão de interditar o local a banhos, situação que não é inédita nos últimos anos
Segundo o presidente da CMTM, Aires Ferreira, a informação de que a água da praia fluvial da Foz do Sabor não é própria para banhos foi dada a conhecer recentemente, ao passo que a resolução do problema ultrapassa as competências do município.
“O problema é que o rio corre desde a nascente até à foz, onde todos os detritos vão parar. Esta situação vai além das competências do município, já que a Estação de Tratamento de Águas Residuais de Torre de Moncorvo se encontra em pleno funcionamento”, explicou o autarca.
Para inverter a situação, o autarca lança um repto para que se faça uma intervenção ambiental no rio Sabor, desde a sua nascente até à foz.
Recorde-se que na praia já foram efectuados investimentos avultados, sendo que as cheias ocorridas no passado mês de Novembro causaram prejuízos na ordem dos 80 mil euros. Após as obras de reparação do local, o bar concessionado a particulares já reabriu estando, apenas, a área interdita a banhos.
Os investimentos naquela zona balnear rondam cerca de um milhão de euros.