class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166656 node-type-noticia">

            

Crianças alertadas para perigos do sol

Ter, 07/08/2007 - 11:09


16 voluntários da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) percorreram, anteontem, as praias da albufeira do Azibo, no concelho de Macedo de Cavaleiros, para alertarem as crianças para os perigos da exposição ao sol sem protecção e nas horas de maior calor. A par de panfletos informativos, onde os mais pequenos podem reter alguma informação de forma lúdica, também foram distribuídos protectores solares com um factor elevado, aconselhados, sobretudo, para os mais pequenos.

“Encontramos casos de pessoas que usam só um protector para toda a família, enquanto as crianças devem usar um protector com um índice de protecção entre os 50/60”, constatou o coordenador da juventude da delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa, Milton Roque.
Apesar dos alertas espalhados pelos voluntários, após as 11 horas eram muitas as pessoas a apanhar banhos de sol nas praias do Azibo.
“Fazemos campanhas todos os anos, mas o que acontece é que as pessoas não retêm essa informação e continuam a ter comportamentos de risco”, salientou Milton Roque.
Subordinada ao tema “Hip hop do sol”, esta campanha da CVP pretende educar os mais novos, para que estes transmitam a mensagem aos adultos. “É mais fácil serem as crianças a dizer aos pais que têm que beber 1,5 litros de água por dia ou que não podem estar ao sol entre as 11 e as 16 horas”, salientou o responsável.
A próxima acção de sensibilização da CVP está marcada para o próximo domingo.