Ter, 17/07/2007 - 10:20
A prova, organizada pelo Clube de Caça e Pesca de Alfândega da Fé (CCPAF), no passado dia 30, reuniu cerca de 20 participantes, que conseguiram retirar das águas exemplares de grande porte.
O tamanho e a quantidade de peixe surpreenderam os pescadores desportivos, que apostam na pesca sem morte. Ou seja, devolvem as espécies ao seu habitat depois de terem o prazer de as retirar da água.
A barragem de Vilarelhos, uma zona concessionada ao CCPAF, encontra-se na quota máxima e foi encerrada à pesca na semana anterior ao convívio, para que os participantes pudessem ter bons resultados.
As concessões de pesca desportiva, que têm vindo a aumentar nos cursos de água da região, são vistas com bons olhos pelos pescadores, visto que contribuem para o aumento da quantidade de peixe.
A pesca sem morte também é cada vez mais frequente. Aqueles que lançam a cana, apenas pelo gosto de apreciar o tamanho dos peixes, devolvem-nos, posteriormente, à água, para que possam ser pescados em provas futuras.
O maior achigã retirado das águas da barragem de Vilarelhos tinha 53 centímetros
No convívio em Vilarelhos, o primeiro prémio foi atribuído a um estreante nas águas alfandeguenses. David Ala capturou um peixe com 53 centímetros (cm) e outro com 29, sendo o grande vencedor da prova.
A segunda posição foi conseguida por Joel Graça, que pescou dois exemplares com 31 cm, seguindo-se, no terceiro lugar, Paulo Moreira com a captura de dois achigãs de 30 cm.
O quarto lugar foi atribuído ao bragançano António Gonçalves, que retirou das águas um peixe de 49 cm e o quinto foi para Virgílio Machado, que pescou um achigã de 30 cm.
Este convívio contou com o apoio da APPA- Associação Portuguesa de Pesca do Achigã e das empresas Valbom Sportcaça e PubliDigi.
Em Outubro, os “amantes” da pesca voltam a Vilarelhos, para novo convívio.



