class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166599 node-type-noticia">

            

Miranda inaugura Centro de Interpretação Ambiental

Ter, 17/07/2007 - 09:53


O antigo edifício da alfândega de Miranda do Douro, junto à fronteira com Espanha, foi transformado num moderno Centro de Interpretação Ambiental.

Trata-se de um equipamento que dá a conhecer os valores do concelho ao nível da gastronomia, cultura, língua ou, mesmo, fauna, flora ou geologia típica daquela região inserida no Parque Natural do Douro Internacional e na Rota da Terra Fria Transmontana.
Para tal, são utilizados painéis informativos, fotografias, artefactos, bem como a projecção de vídeos promocionais de todo o concelho, que mostram um pouco da história da centenária cidade.
Num edifício ao lado, construído de raiz, funciona uma espécie de “montra” de produtos regionais, como enchidos, doçaria e artesanato. A partir desta estrutura, podem escoar-se os recursos endógenos do concelho, bastante procurados pelos visitantes europeus, principalmente espanhóis.

Cidade vai receber locais de venda dos produtos regionais que constam do Centro Interpretativo.

O projecto do Centro Interpretação Ambiental de Miranda do Douro foi implementado em duas fases, sendo que a primeira consistiu na recuperação do imóvel e área envolvente. Já a segunda etapa foi dedicada à projecção e montagem dos conteúdos, num investimento que rondou os 500 mil euros.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Manuel Rodrigo, o equipamento vai funcionar todos os dias, já que um espaço tão importante para promoção do concelho tem que estar aberto todo o ano.
“Este centro interpretativo é fundamental para a promoção dos valores do concelho e da cidade, sendo decisivo para cativar os visitantes,” sublinha o autarca.
No futuro, o objectivo passa por espalhar, um pouco por toda a cidade, locais de venda dos produtos regionais que estão a ser promovidos no Centro Interpretativo.