class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166582 node-type-noticia">

            

Capoeira anima Shopping

Ter, 10/07/2007 - 10:51


No passado sábado, o Forum Theatrum de Bragança acolheu o II Festival Internacional de Verão de Capoeira, uma organização da Associação Arte Nossa Capoeira. Depois do sucesso da Associação Arte Nossa Capoeira no Porto, António Farias, o Contra-Mestre Pernalonga, expandiu a sua academia por vários pontos do País, nomeadamente Bragança. Em pleno funcionamento há 3 anos, a filial bragançana trabalha sobretudo com jovens. Neste momento, cerca de 35 pertencem às fileiras da Associação.

Segundo o aluno graduado da filial bragançana, Johny Lima, o festival visa expandir e divulgar a arte da Capoeira na cidade. “Queremos conquistar cada vez mais jovens e também sermos uma alternativa viável ao futebol, pois é a modalidade desportiva com mais praticantes na região”, explica o jovem.
O Contra-Mestre Pernalonga explica que, na capoeira, “as pessoas convivem um pouco com a História, com as relações entre Portugal e o Brasil, a descoberta do Brasil, os índios, a colonização, a escravidão e os rituais”. A musicalidade é outra das características deste desporto, com ritmos quentes e envolventes que revisitam outros tempos.
Em termos gerais, a Arte Nossa Capoeira quer colocar os brigantinos na rota do desporto e acabar com o sedentarismo.