class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166565 node-type-noticia">

            

Revidouro reforça internacionalização

Ter, 10/07/2007 - 10:31


Na próxima quinta-feira, Alijó vai acolher a terceira edição da Revidouro – Feira de Vinhos e Gastronomia, uma iniciativa que se vai prolongar durante o fim-de-semana. O certame, que continua a apostar no vinho e na gastronomia da região, pretende reforçar a sua internacionalização, com a assinatura de mais um protocolo de geminação com a vila de Ossening, nos Estados Unidos.

Trata-se de uma localidade, a cerca de 30 quilómetros de Nova Iorque, onde vive um grande número de pessoas oriundas do concelho de Alijó. Recorde-se que o contacto com outros países foi iniciado na segunda edição da Revidouro, com protocolos de geminação com regiões espanholas e francesas, que visam, principalmente, o intercâmbio cultural e económico.
O turismo também tem um papel relevante nesta feira, visto que a maioria dos expositores de vinhos também promovem o turismo rural, de habitação e, até, de charme.
Este ano, a Revidouro é dedicada ao tema : “História da nossa terra”, uma aposta da Câmara Municipal de Alijó para promover os encantos e recantos da região duriense.
Assim, vai ser apresentado um conjunto de estudos ligados à arqueologia, bem coimo um livro, bem documentado fotograficamente, que ilustra a evolução do concelho, desde os tempos mais remotos até aos dias de hoje. A obra retrata a evolução das épocas romana e árabe, à denominação de Região Demarcada do Douro e Património da Humanidade.

Espaço de refrigeração permitirá aos comerciantes servirem os vinhos à temperatura adequada

O comércio é, também, uma das preocupações da autarquia, que, desde a primeira edição, tem trazido à feira representantes das principais cadeias de hipermercados, com vista à promoção dos produtores e seus produtos.
Entre as novidades desta edição da feira, que conta com um orçamento de 163 mil euros, destaca-se o espaço de refrigeração para que os expositores possam servir os seus vinhos à temperatura adequada.
No plano cultural, destaque para o espectáculo cómico de “Rouxinol Fadunxo”, da autoria do humorista Marco Horácio, que vai subir ao palco na próxima quinta-feira. O dia seguinte é dedicado aos fados, com a actuação do grupo “Quatro Cantos”, composto por Rodrigo, Teresa Tapadas, José da Câmara e Maria Armanda. No sábado é a vez de Paulo Gonzo subir ao palco e o encerramento (domingo) vai ser marcado pelo tradicional cortejo etnográfico, que envolverá as 19 freguesias do município.